Se tem uma fonte que eu gosto de consultar para saber o que está rolando é a comunidade do blog Te dou um dado? no orkut. O pessoal é engraçado, bem informado. Sempre encontro sugestões de conteúdos ótimos, coisa e tal.

E ontem um dos tópicos me chamou especial atenção: Rihanna e Cris Brown estariam juntos novamente. Aquela notícia tradicional de tablóide. Com fatos revelados por uma “fonte” que ninguém conhece, ninguém vê. A matéria em questão foi publicada pelo site Ego.

É óbvio que nossa primeira reação é de indignação. Como assim a Rihanna vai voltar para ele, depois daquela agressão física mega veiculada, que terminou em condenação e tudo? Depois de ele ter deixado ela assim:

rihanna-machucada

E aí eu quero acreditar que a indignação é tanta que impede o povo de pensar. Porque eu juro pra vocês, que a maior parte dos comentários seguia pela seguinte linha de pensamento: “Se ela perdoá-lo, é porque merece apanhar e se isso acontecer eu vou rir”. Juro. Porque sendo branda, o que vem à cabeça é que esse tipo de pensamento não faz qualquer sentido. Ela foi covardemente agredida e daí a solução pra isso é ela apanhar mais? O Chris Brown tava errado da primeira vez, mas agora, por ela perdoá-lo, ele tem o álibi pra bater de novo? E é engraçado saber que uma mulher, seja ela quem for, apanhou do companheiro? Faz sentido isso, pra você?

Pra minha sorte, na internet, tem sempre alguém que acende a luz da sala. Porque achar errado ela voltar pra ele todo mundo acha não? Eu não sou do time do “pau que nasce torto, morre torto”. Acredito sim que todo mundo pode se modificar, se melhorar. Mas defendo até a morte que mulher agredida tem que abandonar o agressor e denunciar a agressão. Só que eu fico besta de ver que ainda tem gente que acha que é tudo muito fácil. Se algumas meninas estupradas por estranhos, têm medo e até vergonha de contar pra alguém vocês acham que é fácil pra uma mulher, mesmo agredida, se afastar de alguém que ela ama? Porque se alguém ainda não sabe, agressões são traumas. E traumas confundem nossos sentimentos, atrapalham nossa racionalidade.

Sem contar os fatores culturais que eu acho que não preciso nem dizer né? Ou melhor, eu também achava que não precisava dizer na comunidade do TDUD?,  até o momento em que um cara disse que se ELA fosse uma “mulher direita” se afastaria dele. E daí uma menina disse que ELA vai ser responsável caso seja agredida de novo. Engraçado como é sempre o ELA que está no banco dos réus. Porque mulher só apanha por que deixa ne? Nenhuma mulher apanha porque existe uma cultura machista que faz os homens pensarem que podem bater em suas companheiras por algum motivo ou outro. Porque as mulheres só perdoam por que são burras. nenhuma mulher perdoa por que foi criada pra isso. Sinto muito dizer mas tem uma construção social por trás desses comportamentos aperentemente mobrais das mulheres. E sinto dizer mais ainda, que nem a Rihanna, com seus topetes e suas umbrellas escapa disso.

